junho 27, 2010

Não é caro!

Jamie Oliver esteve ligado a interessantíssimos projectos destinados a promover mudanças dos hábitos alimentares de algumas comunidades.
Estive a rever uma gravação de um programa de TV sobre o projecto em causa, do qual fazia parte uma conversa entre Jamie e uma jovem senhora cuja filha, ainda criança, comia “pita shoarma” com batatas fritas todos os dias.
No decurso da conversa chegou-se à conclusão de que se gastavam cerca de 80GBP, mais ou menos €97,50, por semana só para alimentar a criança, valor que consideraram exagerado e superior ao que seria possível enquadrar no orçamento da família em causa.
Com €97,50 poderemos comer muito melhor do ponto de vista gastronómico, que já inclui a perspectiva equilibrada da alimentação.
A ideia de que ser gastrónomo é caro tem de ser combatida!
Alimentação simples, usando ingredientes frescos, nas quantidades acertadas, apelando aos sentidos através do perfume, da cor e da textura, custa pouco e é “gourmet”!
É indispensável, em primeiro lugar, que se conheçam bem o valor e importância de cada alimento. Temos de saber, logo a seguir, como devemos combiná-los entre si. Em terceiro lugar é necessário saber-se a melhor técnica para os processar e, finalmente, temos de ter bom gosto, o que inclui a compreensão de que gastronomia não é apenas sabor.
O nariz e os olhos também comem e na boca sente-se mais do que isso!

junho 10, 2010

Simplicidade

Baunilha, pistáchio, “bourbon”, frutos silvestres, laranja e caramelo.
Tenho tido a possibilidade de visitar vários lugares, explorar e experimentar diversas culturas gastronómicas.
Depois de uma época onde se viveu por todo o mundo uma época de grande agitação, com o advento da cozinha molecular e o apogeu da fusão, eis que regressa a simplicidade!
Há dias estive em França, país que alberga uma das mais elaboradas e complexas cozinhas.
Participei num jantar que terminou com um gelado de baunilha, que veio repousando numa fina, mas fofa, alcatifa de pistáchio e “bourbon”, cercada por um suave “coulis” de framboesas, encimado por umas finíssimas tiras de casca de laranja e um estilhaço crocante de caramelo.
Cada uma das peças, degustada individualmente, era a simplicidade materializada! Experimentadas em conjunto eram simplesmente divinais!!